Limpeza do sistema de arrefecimento

Limpeza do sistema de arrefecimento

PARA QUE SERVE O SISTEMA DE ARREFECIMENTO AUTOMOTIVO?

sistema de arrefecimento serve para manter o veículo em sua temperatura ideal. Composto por radiador, bomba d’água, mangueiras, reservatório de expansão e válvulas, seu funcionamento acontece em meio a um circuito fechado e pressurizado, onde o fluído circula para colher o calor gerado pela combustão e realizar a troca da temperatura com o ambiente externo.

DE QUANTO EM QUANTO TEMPO A LIMPEZA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO DEVE SER FEITA?

limpeza do sistema de arrefecimento ou limpeza do radiador deve obedecer às recomendações de cada fabricante descrita no manual do proprietário. No caso de carros clássicos ou antigos, o critério para realização da limpeza do sistema de arrefecimento deve ser ainda mais rigoroso para evitar vazamentos devido ao risco aumentado de ressecamento das borrachas desse sistema e de possíveis pontos de ferrugem no radiador. A verificação visual feita por profissionais experientes garante a orientação para uma decisão segura sobre a realização ou não deste serviço, caso a caso.

Vale ressaltar que fatores externos como o trânsito das grandes cidades aumentam a exigência do motor, resultando no aumento de sua temperatura. Veículos nessas condições estão mais sujeitos à redução precoce do fluído de arrefecimento, sendo comum a necessidade de completá-lo para que retome à quantidade adequada.

Na Rede Gil fazemos troca do sistema de arrefecimento. Após a limpeza, é feita a reposição dos fluídos com água destilada ou desmineralizada e aditivo para radiador que irá aumentar o ponto de ebulição e, consequentemente, melhorar a refrigeração do veículo. Além disso, fazemos verificação das mangueiras que transportam o líquido do radiador até o motor para garantir que não há vazamentos.

COMO FUNCIONA O SERVIÇO DE LIMPEZA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO DO CARRO?

Na Rede Gil fazemos troca dos sistema de arrefecimento. Após a limpeza, é feita a reposição dos fluídos com água destilada ou desmineralizada e aditivo para radiador que irá aumentar o ponto de ebulição e, consequentemente, melhorar a refrigeração do veículo. Além disso, fazemos verificação das mangueiras que transportam o líquido do radiador até o motor para garantir que não há vazamentos.

ADITIVO, FLUÍDO OU ÁGUA?

A oferta da verificação do sistema de arrefecimento é muito comum, especialmente nos postos de combustível. NUNCA aceite a colocação de água no radiador uma vez que o cloro contamina todo o sistema e inutiliza o aditivo para radiador ali existente.

O QUE FAZER SE O MOTOR ESQUENTAR?

Inúmeros fatores podem causar o superaquecimento do motor, com potenciais danos ao veículo incluindo o vazamento do fluído de arrefecimento. Atualmente, a maioria dos carros permite identificar rapidamente o problema por meio de alertas exibidos no painel do veículo e alterações no termômetro. Aos motoristas mais distraídos ou proprietários de veículos que não contam com tais facilidades, a fumaça pode ser o alerta derradeiro. Em nenhum desses casos seguir dirigindo é uma opção. Ligue o pisca-alerta e procure um lugar seguro para estacionar e aguardar o motor esfriar. Enquanto isto, entre em contato com sua seguradora ou serviço de reboque. E vale ressaltar: jamais tente abrir a tampa do radiador pois além de não garantir precisão no diagnóstico do problema ainda poderá acarretar graves queimaduras.

Solicite um orçamento!