CHECK-UP GRATUITO

CHECK-UP GRATUITO

A manutenção preventiva do veículo, realizada através de check up veicular deve ser realizada não somente às vésperas de uma viagem, mas regularmente. Estar em dia com esse procedimento contribui não somente para evitar prejuízos pela deterioração precoce ou quebra de partes do veículo, mas sobretudo, para a segurança do motorista e passageiros.

Pensando em seu bem-estar, a Rede Gil oferece a verificação gratuita de 10 itens de segurança, sem a necessidade de agendamento prévio, durante os dias e horários de funcionamento da loja. Confira a seguir os itens contemplados e aproveite para avaliar se está em dia com sua manutenção preventiva:

1 – Pressão e condição dos pneus

Responsáveis pela rodagem, os pneus devem estar em boas condições e com a quantidade de gás indicada pela montadora para que o veículo alcance o destino desejado com segurança. Idealmente, a pressão dos pneus deve ser verificada semanalmente, prazo que pode variar de acordo com o uso do veículo.

2 – Estado das palhetas do pára-brisas e espirradores de água

As palhetas do para-brisas são itens de segurança essenciais na manutenção preventiva. Seu acionamento em meio à garoa ou chuva contribui para melhoria da visibilidade do motorista, evitando acidentes. Também localizado no para-brisas, os espirradores de água usados em conjunto com as palhetas promovem uma limpeza rápida e eficaz para melhorar a visibilidade em vidros com acúmulo de sujeira devido ao tempo seco ou em ambientes com muitos detritos e poeira. Assim, é importante garantir que as palhetas estejam em bom estado, com borrachas não-ressecadas, e que o reservatório dos espirradores esteja devidamente completo com água limpa e/ou produtos específicos.

3 – Lanternas internas e externas

A constatação do funcionamento dos faróis do veículo acontece naturalmente com o uso, no ato de seu acionamento. Falhas nas lanternas externas, em especial as que são acionadas para sinalizar mudança de faixa, frenagem e ré nem sempre são notadas com tanta facilidade, podendo causar acidentes. Por este motivo, a verificação visual regular das lanternas internas e externas é de extrema importância, especialmente antes de viagens.

4 – Filtros

Os filtros de óleo, de ar, de combustível e de ar condicionado, contribuem não somente para o bom funcionamento do veículo como também para a saúde e bem-estar do motorista e passageiros. O controle do período de troca é parte essencial da manutenção do veículo.

5 – Nível de carga da bateria

O tempo de durabilidade da bateria automotiva varia de acordo com o uso do veículo. Por esse motivo, realizamos o teste de carga para saber quanto tempo de vida útil ela ainda possui.

Caso algum problema a tenha descarregada, será necessário fazer um teste na bateria para ver a necessidade ou não da troca da mesma.

6 – Nível do óleo do câmbio

Assim como acontece com os demais fluídos necessários para a manutenção do veículo, é importante verificar o nível do óleo de câmbio, também conhecido como óleo de transmissão ou óleo de caixa de marcha. Ele contribui para lubrificar e reduzir o atrito entre as peças internas contribuindo, assim, para seu pleno funcionamento. Mesmo com um prazo de troca superior ao do óleo do motor, é importante estar atento ao surgimento de ruídos e vazamentos no engate das marchas, o que pode indicar a necessidade de completar o nível.

7 – Nível do óleo do diferencial

Geralmente presente em SUVs, pick-ups, caminhões, ônibus e carros antigos, o óleo do diferencial contribui para lubrificar e reduzir o atrito entre as peças internas contribuindo assim, para seu pleno funcionamento. A verificação visual aliada às recomendações da montadora indicam o momento certo de substituição do óleo que deve ter a viscosidade adequada para o seu veículo.

8 – Nível do óleo do motor

A troca de óleo automotivo está entre os itens essenciais da manutenção preventiva do veículo. Isto porque além de lubrificar, o que contribui para a redução do atrito entre as peças, o óleo limpa as partes internas do motor, garantindo seu bom funcionamento. A verificação visual aliada às recomendações da montadora indica o momento certo de substituição do óleo que deve ter a viscosidade adequada para o seu veículo.

9 – Nível do óleo de direção

Por se tratar de um sistema fechado sem exposição a fatores contaminantes como umidade e poeira, a durabilidade do óleo de câmbio acaba sendo muito superior que a do óleo de motor, mas não imune a vazamentos. Assim, a verificação do nível do reservatório em que é armazenado o fluído de direção deve fazer parte do check up de manutenção preventiva.

10 – Nível do fluído de freio

Ao contrário de outros fluídos, o fluído de freio não diminui com o uso, exceto em casos de vazamento. Se a perda for constatada, recomenda-se o reparo imediato do sistema e a substituição completa do fluído uma vez que o remanescente está sujeito à contaminação pela umidade natural do ar. Assim, a verificação do nível do fluído de freio é parte do check up de manutenção preventiva

Solicite um orçamento!