Check-up Gratuito

A manutenção preventiva do veículo, com a verificação de itens de segurança deve ser realizada não somente às vésperas de uma viagem, mas regularmente. Estar em dia com esse procedimento contribui não somente para evitar prejuízos pela deterioração precoce ou quebra de partes do veículo, mas sobretudo, para a segurança do motorista e passageiros.

Pensando em seu bem-estar, a Rede Gil oferece a verificação gratuita de 14 itens de segurança, sem a necessidade de agendamento prévio, durante os dias e horários de funcionamento da loja. Confira a seguir os itens contemplados e aproveite para avaliar se está em dia com sua manutenção preventiva:

1 - Pressão e condição dos pneus

Responsáveis pela rodagem, os pneus devem estar em boas condições e com a quantidade de gás indicada pela montadora para que o veículo alcance o destino desejado com segurança. Idealmente, a pressão dos pneus deve ser verificada semanalmente, prazo que pode variar de acordo com o uso do veículo.

2 - Estado das palhetas do pára-brisas e espirradores de água

As palhetas do para-brisas são itens de segurança essenciais na manutenção preventiva. Seu acionamento em meio à garoa ou chuva contribui para melhoria da visibilidade do motorista, evitando acidentes. Também localizado no para-brisas, os espirradores de água usados em conjunto com as palhetas promovem uma limpeza rápida e eficaz para melhorar a visibilidade em vidros com acúmulo de sujeira devido ao tempo seco ou em ambientes com muitos detritos e poeira. Assim, é importante garantir que as palhetas estejam em bom estado, com borrachas não-ressecadas, e que o reservatório dos espirradores esteja devidamente completo com água limpa e/ou produtos específicos.

3 - Lanternas internas e externas

A constatação do funcionamento dos faróis do veículo acontece naturalmente com o uso, no ato de seu acionamento. Falhas nas lanternas externas, em especial as que são acionadas para sinalizar mudança de faixa, frenagem e ré nem sempre são notadas com tanta facilidade, podendo causar acidentes. Por este motivo, a verificação visual regular das lanternas internas e externas é de extrema importância, especialmente antes de viagens.

4 - Estado dos cintos de segurança

De acordo com o uso do veículo, o cinto de segurança pode afrouxar ou, ainda, ter suas fivelas presas nos bancos. A verificação do estado dos cintos de segurança tem como objetivo alertar para problemas que devem ser corrigidos a fim de o acessório tenha seu funcionamento pleno.

5 - Filtros

Os filtros de óleo, de ar, de combustível e de ar condicionado, contribuem não somente para o bom funcionamento do veículo como também para a saúde e bem-estar do motorista e passageiros. O controle do período de troca é parte essencial da manutenção do veículo.

6 - Nível de carga da bateria

O tempo de durabilidade da bateria automotiva varia de acordo com o uso do veículo. Por esse motivo, realizamos o teste de carga para saber quanto tempo de vida útil ela ainda possui.

Caso algum problema a tenha descarregada, será necessário fazer um teste na bateria para ver a necessidade ou não da troca da mesma.

7 - Nível do óleo do câmbio

Assim como acontece com os demais fluídos necessários para a manutenção do veículo, é importante verificar o nível do óleo de câmbio, também conhecido como óleo de transmissão ou óleo de caixa de marcha. Ele contribui para lubrificar e reduzir o atrito entre as peças internas contribuindo, assim, para seu pleno funcionamento. Mesmo com um prazo de troca superior ao do óleo do motor, é importante estar atento ao surgimento de ruídos e vazamentos no engate das marchas, o que pode indicar a necessidade de completar o nível.

8 - Condição das pastilhas de freio

Como parte do sistema de frenagem, as pastilhas de freio trabalham junto com o disco de freio para fazer o carro parar. A verificação do estado desse equipamento, aliada às recomendações contidas no manual da montadora, garantem um diagnóstico preciso do momento de sua substituição, que pode variar de acordo com o uso do veículo.

9 - Nível do óleo do diferencial

Geralmente presente em SUVs, pick-ups, caminhões, ônibus e carros antigos, o óleo do diferencial contribui para lubrificar e reduzir o atrito entre as peças internas contribuindo assim, para seu pleno funcionamento. A verificação visual aliada às recomendações da montadora indicam o momento certo de substituição do óleo que deve ter a viscosidade adequada para o seu veículo.

10 - Nível do óleo do motor

A troca de óleo automotivo está entre os itens essenciais da manutenção preventiva do veículo. Isto porque além de lubrificar, o que contribui para a redução do atrito entre as peças, o óleo limpa as partes internas do motor, garantindo seu bom funcionamento. A verificação visual aliada às recomendações da montadora indica o momento certo de substituição do óleo que deve ter a viscosidade adequada para o seu veículo.

11 - Nível do óleo de direção

Por se tratar de um sistema fechado sem exposição a fatores contaminantes como umidade e poeira, a durabilidade do óleo de câmbio acaba sendo muito superior que a do óleo de motor, mas não imune a vazamentos. Assim, a verificação do nível do reservatório em que é armazenado o fluído de direção deve fazer parte do check up de manutenção preventiva.

12 - Nível do fluído de freio

Ao contrário de outros fluídos, o fluído de freio não diminui com o uso, exceto em casos de vazamento. Se a perda for constatada, recomenda-se o reparo imediato do sistema e a substituição completa do fluído uma vez que o remanescente está sujeito à contaminação pela umidade natural do ar. Assim, a verificação do nível do fluído de freio é parte do check up de manutenção preventiva.

13 - Nível do fluído de refrigeração

O prazo de troca ou preenchimento do fluído para radiador deve obedecer às recomendações de cada fabricante descrita no manual do proprietário. No caso de carros clássicos ou antigos, o critério para realização da limpeza do sistema de arrefecimento deve ser ainda mais rigoroso para evitar vazamentos devido ao risco aumentado de ressecamento das borrachas desse sistema e de possíveis pontos de ferrugem no radiador. A verificação visual feita por profissionais experientes garante a orientação para uma decisão segura sobre a realização ou não deste serviço, caso a caso.

14 - Carga do extintor

O extintor é um item de segurança que pode fazer toda a diferença em incêndios sendo, para tanto, essencial a verificação de sua data de validade. Hoje os veículos mordernos saem de fábrica com o equipamento do tipo ABC, por seu descarte de embalagens ser de material reciclável.

Nosso Horário de Atendimento

NOSSO HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Segunda a sexta das 8h00 às 18h30 e de sábado das 8h00 às 17h00.

Aberto todos os feriados das 8h00 às 14h00.

solicite um orçamento

Passou pela Loja

rede gil explica! rede gil explica!

Mercedes C63 AMG 2009

Serviço: Troca de óleo, filtros de óleo, ar, combustível, ar condicionado e fluído de freio.

Volkswagen Fusca 1955

Serviço: Troca de óleo e lubrificação de pinos.