Devo trocar o óleo mesmo rodando pouco com o meu carro?

Devo trocar o óleo mesmo rodando pouco com o meu carro?

27 SET, 2018 27 SET, 2018
Rede Gil Rede Gil

Dúvida comum entre motoristas que rodam poucos quilômetros por mês, período de troca do óleo precisa ser respeitado para evitar problemas como desgaste precoce e travamento do veículo

Todo motorista sabe que para manter um veículo em pleno estado de funcionamento é necessário estar em dia com a manutenção preventiva. Respeitar os prazos de substituição de fluídos, como o óleo do motor, ajuda a evitar prejuízos pelo desgaste precoce ou quebra de partes do veículo, além de preservar a segurança do motorista e passageiros. Se você faz parte do grupo que roda poucos quilômetros por mês saberia dizer se é necessário trocar o óleo mesmo rodando pouco com seu carro?

Antes de mais nada, é preciso lembrar que óleo do motor tem prazo de validade, e que este varia de acordo com o veículo e suas condições de uso. Nas grandes cidades, por exemplo, o trânsito é um fator que pode influenciar - e muito - nesse prazo. O movimento contínuo de aceleração e frenagem aumenta a temperatura do óleo resultando na perda precoce de sua viscosidade.

Adiar a troca do óleo automotivo pode colocar em risco o motor do veículo, mesmo os que rodam pouco. Com o tempo, o fluído se oxida e perde a consistência original necessária para lubrificar as partes metálicas. A perda da eficácia da lubrificação provoca o desgaste do veículo e aumenta o risco de travamento por formação de borra, em casos mais graves.

O período de troca de óleo do motor varia de acordo com o lubrificante utilizado em cada modelo de veículo e suas condições de uso sendo, em geral, a cada 5.000 km, 10.000 km ou seis meses, o que vencer primeiro. Seja como for, consulte sempre o manual do fabricante para ficar em dia com suas manutenções e utilizar o tipo de óleo recomendado para o seu veículo.

Agora que você já sabe que deve trocar o óleo do seu veículo mesmo rodando pouco, saberia dizer também qual a quilometragem atual do seu automóvel, caminhão ou moto? Se chegou a hora de trocar o óleo do motor do seu veículo, entre em contato conosco pois temos uma promoção exclusiva para você!